dear chiclete, uma aventura no supermercado


Sábado, fiz uma visita ao supermercado. Uma visita em grande. Daquelas em que, ainda nem se chegou aos lacticínios e já o carrinho está cheio até acima e a direcção completamente desviada para a esquerda - o que faz com que eu, perante a árdua tarefa de empurrar o carro, pareça ter a força de uma folha de papel (btw, consegui atropelar-me a mim própria duas vezes).

Estava eu na fila-para-pesar-a-fruta-e-amigos, com um pimento vermelho no saquinho, quando se gerou uma bonita discussão sobre o facto de se terem estabelecido duas filas distintas, uma para cada balança, apesar de haver uma placa pendurada acima das nossas cabeças com fila única escrito. A senhora à minha frente, cujo topo da cabeça me dava pelo queixo - felicidade! - estrebuchava e dizia já ontem foi a mesma coisa! isto não está bem! isto não está nada bem! Olhe [para a última senhora da fila ao lado], fila única [enquanto apontava para a placa]! O senhor atrás de mim, que passara rapidamente para a minha fila - escusado será dizer que a fila legal e correcta era a minha - só dizia eu não quero problemas! Já me chegam os problemas que tenho! É claro que, durante todo este tempo, eles olhavam para mim, numa tentativa de me englobar na conversa. Eu, muito rapidamente, olhava ora para o tecto, ora para o balcão das maçãs. É por isto que eu adoro viver na cidade. Não há obrigação em manter confraternizações alheias ou conversas de circunstância. Pheeww! A conversa, como era de esperar, caiu no habitual e bastante conhecido tema do forte amor que o português sente pelo seu país. É por isto que não vamos a lado nenhum! É por causa de gente assim que o país está como está! e por aí fora. Felizmente, o meu pimento foi pesado e eu pude escapar para uma secção um pouco mais fria e menos íntima - o corredor dos iogurtes. Escolhi algumas variedades muito rapidamente, mas não consegui escapar à fantástica oportunidade de assistir à mãe em fúria que gritava raivosa JOANA, escolhe os iogurtes que queres levar para a escola!!!, enquanto eu contava em silêncio três, dois, um, bofetada.

Tanta raiva... O supermercado devia ser um local calmo e feliz. O supermercado é o lar dos ovos kinder gigantes! Como é que não está toda a gente FELIZ?!